Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada com os entes da federação e com a sociedade civil, de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura.

O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) é uma rede organizada de órgãos e entidades do setor museal estruturada com o objetivo de facilitar o diálogo e a gestão integrada. Além do papel de desenvolvimento e articulação entre os participantes, constitui local privilegiado para a construção de agendas comuns e iniciativas de natureza política, que beneficiam o setor em seu conjunto e em toda a sua diversidade e representatividade (museus públicos e privados, processos museológicos, entidades de classe e educacionais relacionadas à museologia, organizações sociais e outras entidades afins). Seu fortalecimento passa, principalmente, pela participação e gestão compartilhada com os entes da federação e sociedade civil, visando o estabelecimento do pacto federativo e a partir de uma inter-relação sistêmica entre seus componentes e as conexões estabelecidas entre eles: órgãos e entidades responsáveis pelas políticas públicas, sociedade civil e setor museal (sistemas estaduais e municipais de museus, processos coletivos e comunitários, redes, movimentos, conselhos profissionais, associações, dentre outras).

O SBM é gerido por um Comitê Gestor, órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura do Ibram, composto por órgãos e entidades da área da museologia, do setor governamental e da sociedade civil, com representatividade na área da museologia nacional. A integração com o Sistema Nacional de Cultura pressupõe a ampliação e fortalecimento da participação do campo museal nos conselhos estaduais e municipais de cultura, a partir da instituição de sistemas estaduais e municipais de museus.

Setores Envolvidos

A diretriz se aplica a todos os participantes do setor museal, abrangendo o setor privado e as três as esferas de governo (União, Distrito Federal, estados e municípios), ressaltada a importância da participação da sociedade civil.

Compartilhe seu amor

Deixe um comentário