Documento
Metadados
Título
6º FNM - Projeto Integração Museu-Escola - Apresentação Oral (2014)
Descrição
O projeto parte do princípio que o museu cria formas de envolvimento com a sociedade, não apenas esperando visitantes, mas levando até eles a história viva, através de projetos que não envolvam verbas e sim sonhos e possibilidades de ressignificação. O projeto ainda estabelece como pontos fundamentais que as aulas e palestras são adaptadas a todas as disciplinas e conteúdos,bastando somente um convite para o museu ir até a escola. Todos os níveis de ensino podem fazer o convite visto que todas as disciplinas abordam questões que fazem relações com as coleções presentes no acervo do museu. O projeto entende ainda que as crianças enxergam a história como transdisciplinar e o espaço museológico é agente transformador e fonte itinerante de cultura.Fundamento Pedagógico Na atualidade, no auge dos debates históricos, museológicos e pedagógicos, não cabe mais a ideia de um Museu como depósito de coisas velhas. A cada dia o Museu, independente de sua tipologia, está abarcando várias áreas do conhecimento.Para MORIN (2003), não condiz com a complexidade do mundo atual um conhecimento dividido num mundo onde os problemas são cada vez mais Complexos. Sendo assim, baseamos a ação pedagógica do Museu na transdisciplinaridade(idem,2003). O Museu deve ser transdisciplinar, e não ficar restrito à História ou outra ciência da qual sua tipologia esteja embasada.Neste quesito, o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado, e através do Projeto Integração Museu-Escola busca
Atividade
Edição
Tags
2014 | 6º FNM | Belem-PA | Comunicações Coordenadas | Iuri Alves Quadros | Pôster