Documento
Metadados
Nome do evento
Políticas Públicas de Museus e Memória para os Movimentos Sociais no Museu do Ceará
Seu evento é fruto de uma política pública ou é autogestionado por um coletivo independente?
Eventos autogestionados de coletivos
Descreva seu evento e/ou seu coletivo
O evento "Políticas Públicas de Museus e Memória para os Movimentos Sociais no Museu do Ceará" ocorrerá no dia 2 de Outubro de 2024 no Anexo Bode Iôiô localizado na Rua Major Facundo 584, Centro – Fortaleza/CE.
Quais são as políticas de memória mais adequadas às demandas, pautas e lutas políticas dos movimentos sociais e étnicos? Como as políticas públicas museológicas podem contribuir para o fortalecimento e a ampliação dos processos de mobilização e conquista do direito à memória dos movimentos sociais e étnicos? Qual Museu do Ceará queremos?
O evento é autogestionado organizado pelo Museu do Ceará (MUSCE), equipamento cultural integrado à estrutura organizacional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ce), em parceria com a Associação de Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e um conjunto de movimentos sociais e étnicos, vinculado a duas frentes de diálogo entre Estado e Sociedade Civil sobre políticas públicas para museus e memória, uma nacional e outra estadual. A primeira relaciona-se ao debate público proposto pelo IBRAM sobre a construção participativa do novo Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM); e a segunda, é relativa ao processo de reconceituação institucional do MUSCE, que culminará com o processo de restauro de sua sede oficial, o Palacete Senador Alencar, e sua reabertura pública, em 2026, com a revisão de sua documentação museológica e institucionalização de programas em intenso diálogo com a sociedade.
Em 2012, o IBRAM percorreu 17 estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais. Em 2024, o (re)Conexões será uma frente de diálogo para a construção participativa das diretrizes do novo PNSM para os próximos 10 anos, a serem debatidas diretamente com os representantes do setor cultural e a sociedade civil nos estados. Além dos encontros envolvendo os entes federados, realizados através da parceria entre IBRAM, Secretarias de Cultura e os Sistemas de Museus, acontecerão os (re)Conexões autogestionados, eventos temáticos destinados à construção participativa de propostas para políticas públicas de memória e museus por parte de instituições públicas e coletivos da sociedade civil.
Em 2019, o MUSCE foi fechado ao público, por conta de problemas estruturais em sua sede oficial. Em 2022, o acervo e os setores técnicos e administrativos da instituição foram trasladados para o Anexo Bode Ioiô, localizado na Praça do Ferreira, para dar início ao processo de restauração do prédio. O Anexo Bode Ioiô foi aberto ao público, em 2024, para possibilitar uma reaproximação do MUSCE com o público e com o objetivo de construir processos mais democráticos de funcionamento, gestão e prestação de serviços da instituição. No momento, planejamos a realização de processos técnicos voltados à reestruturação do projeto institucional do MUSCE, com o objetivo de realizar sua reconceituação a partir da ampliação da participação social através da criação de estruturas de gestão compartilhada e da execução de processos museológicos colaborativos, em diálogo com o setor museológico estadual, os movimentos sociais e a sociedade civil cearense.
Qual a data de realização?
2 de outubro de 2024
Em qual(quais) Estados brasileiros o evento será realizado?
Seu evento tem abrangência nacional, regional, estadual ou municipal?
Estadual
Qual será a modalidade de participação?
Presencial
Caso seu evento seja presencial, qual será o endereço de realização?
Rua Major Facundo 584, Centro - Fortaleza - CE