7º FNM – Desdobramentos do Plano Museológico do Memorial Misael Tavares – Pôster (2017)
O trabalho apresenta relato de experiência com o desenvolvimento do plano museológico do Memorial Misael Tavares e seus desdobramentos
O trabalho apresenta relato de experiência com o desenvolvimento do plano museológico do Memorial Misael Tavares e seus desdobramentos
O presente trabalho fruto da pesquisa de mestrado em andamento, que versa sobre o encontro de crianças e professores de Educação Infantil com a arte brasileira do século XIX no museu -, toma por objeto o diálogo do museu com…
Este trabalho apresenta a experiência vivida dentro do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, responsável pela salvaguarda de um acervo expressivo de 1200 obras de arte, o qual abrange a maior coleção de pinturas, desenhos, estudos, registros orais e escritos…
O objeto da iniciativa é promover a aquisição de várias peças, símbolos culturais referente ao Ritual do Festejo do Divino Espírito Santo, objetos domésticos, registros fotográficos, instrumentos de trabalho, instrumentos musicais, roupas, louças, móveis e outros utensílios de descendentes de…
O Ponto de Memória MEMORIAL DO BUMBA MEU BOI DE MARACANÃ, é uma iniciativa que promoveu a democratização e o acesso aos saberes, manifestações culturais e informações históricas para todos os brincantes e moradores da região do Maracanã, na zona…
Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa que tem a intenção de problematizar o espaço do museu na cidade na contemporaneidade.
A falsificação de obras de arte é um assunto estigmatizado e pouco comentado. Como tema assume riqueza única por permitir contextualizar o conceito de arte, sua relação sociocultural e econômica e, por fim, lançar luzes à figura do falsificador.
Nos países do sul de Europa, as novas políticas de ajustamento socioeconómico estão a traduzir-se num progressivo debilitamento da acção museológica nas suas mais diversas formas. Dia após dia, assistimos ao desvanecimento de projectos que acabam fechando as suas portas,…
Reconhecidamente, desde que o museu se tornou público, no séc. XVIII, sua função educativa tem sido motivo para justificar sua existência.