Diretriz 2.4
Estimular a inclusão da educação museal nas práticas escolares e culturais e na formação de professores e demais profissionais da educação.
A inclusão da educação museal no âmbito das instituições escolares e culturais contribui, sobremaneira, para o reconhecimento das políticas públicas do campo como basilares para a afirmação da democracia e da cidadania. Esse propósito deve se dar de modo a promover a elaboração de programas, projetos e ações que envolvam a integração da educação com a cultura, a colaboração e o reconhecimento do patrimônio cultural musealizado e o estímulo a práticas e ações educativas em museus, levando-se em consideração as especificidades dos territórios e o desenvolvimento de estratégias de aproximação, diálogo e construção conjunta entre o poder público, as instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil.
As estratégias desta diretriz também devem contemplar o incentivo da inserção da educação museal na formação de professores e profissionais da educação, como elemento central a ser contemplado e refletido nas diversas licenciaturas, bacharelados e demais formações.
Setores envolvidos
As estratégias desta diretriz também devem contemplar o incentivo da inserção da educação museal na formação de professores e profissionais da educação, como elemento central a ser contemplado e refletido nas diversas licenciaturas, bacharelados e demais formações.