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Criação de um REDE REFERÊNCIA PARA DIFUSÃO DO CAMPO MUSEAL nos currículos de graduação como atividades de extensão previstas em Lei
Para conhecimento:
A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão” consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução (Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7/2018).
Considerando a nova legislação de nível superior acima descrita em resumo, em que as atividades de Extensão devem ser inseridas nos currículos de graduação pretendo discutir sobre a implementação de orientações/programa /guias que possibilitem a difusão de missão, valores e acervos de instituições do Campo Museal a partir do design de objetos simbólicos e utilitários. A partir da criação, implementação e consolidação de uma REDE mediada pelo design esta proposta prevê a Criação de um Guia que oriente o debate sobre diretrizes para a difusão, promoção da missão, dos valores e do acervo do campo Museal Brasileiro a partir da criação de objetos simbólicos e utilitários pertinentes aos temas das instituições.
Esta Rede bem como a Rede de Museus do Norte em Portugal deve ser induzida para a articulação entre instituições de ensino, pesquisa e extensão do DF (inicialmente como projeto piloto) e o Campo Museal, além dos Pontos de Memória.
Esses desafios pautarão a criação de uma metodologia a ser publicizada para o estabelecimento de parâmetros para a abertura de lojas ou pontos de venda diversos nas instituições Museais do Brasil com a colaboração de instituições de ensino superior, e também podem ser dadas em colaboração com Instituições de pesquisa, cultura, ciência e tecnologia.
Metodologia para atuação em REDE:
Destacar o Design Estratégico como ferramenta gestora para articulação desses objetivos em parceria com a Universidade de Brasília na Faculdade de Comunicação, Faculdade de Arquitetura e Departamento de Design, além do Instituto Federal de Brasília no Campus Samambaia na figura do Curso de Design de produtos. Já existem ações nesse sentido ainda sem a devida formalização coordenadas pelo Programa de Pós Graduação do Curso de design da UnB.
Apoio na formação de profissionais para atuação em REDE no Campo Museal e Patrimonial
Para isso será posto como desafio seminal articular parcerias entre o Campo Museal/Patrimonial e escolas de design (e áreas afins como Arquitetura, Artes, Comunicação, Cinema, Museologia, História da Arte, Educação Museal e Patrimonial) para a curricularização de educação museal e patrimonial como atividades de ensino, pesquisa e extensão para a criação de coleções de objetos com a colaboração de grupos organizados de produção artesanal e artesanato brasileiro em formato de programa em disciplinas que podem ser tanto nos Tópicos especiais ou Estudos Dirigidos como conteúdos optativos no itinerário formativo dessas turmas.
Espera-se como resultado que o Design Estratégico seja definitivamente compreendido em seu potencial como ferramenta estruturante para o desenvolvimento de políticas públicas para a salva guarda e difusão do Patrimônio Cultural Brasileiro, bem como se crê que foi uma das grandes lutas de um dos designers mais combatentes nesse sentido:
Aloísio Magalhães.