Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Casa de Memória Edmar Diógenes da Paiva
Endereço da Instituição ou da iniciativa
AVENIDA CAMILA DE LÉLLIS, 397, CENTRO
Município
Riacho da Cruz
Estado
Rio Grande do Norte
Descrição
O prédio foi construído no ano de 1963 na gestão do Prefeito Edimar Diógenes de Paiva para o funcionamento da sede da Escola Municipal Camila de Léllis. Desde a sua fundação a instituição recebeu o nome de "Escola Municipal Camila Lellis", em homenagem a Sr.ª. Camila de Lellis, uma das primeiras moradoras do então povoado, a qual contribuiu religiosamente para a construção de uma capela. Além disso, foi construído o Parque Municipal ao lado do prédio para ofertar momentos de lazer as crianças da cidade. Localizado na Avenida Camila de Léllis, a escola contava com apenas com 01 (uma) sala de aula, onde ofertava a 1ª e 2ª série do ensino primário, de forma multisseriada, com 30 (trinta) alunos, sobre a docência das Prof.ª, Maria José de Oliveira e Alzira Soares Pereira na coordenação da Diretora Maria da Luz Leite Amorim. No ano de 1983, na gestão do Prefeito Vicente Hermegenildo do Rêgo, o prédio recebeu a sua primeira reforma e passou a contar com 02 (duas) salas, 01 (um) almoxarifado, 01 (uma) cozinha, e 02 (dois) banheiros.
Vinculadas a escola, existiam outras escolas na zona rural denominadas de Escolas Isoladas. Em 1998, em virtude do crescimento da demanda escolar, a gestão da Prefeita Maria Bernadete Nunes do Rêgo Gomes, passou a construir um novo ambiente escolar, o que foi necessário à mudança de local por falta de espaço no terreno. Desse modo, o prédio ganhou uma nova finalidade, tornando-se a sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e em anos posteriores do Programa Segundo Tempo. No ano de 2004, em virtudes das fortes chuvas e quando o açude público estava com risco de rompimento, o espaço se tornou abrigo para diversas famílias atingidas no município.
Com a extinção dos programas, o espaço se tornou utilizado para práticas esportivas como o Karatê e posteriormente serviu de depósito. No período de 2017 a 2019 foi utilizado para criação de espaços gastronômicos durante o mês de dezembro na realização do Natal Encantado. Em 2020, com objetivo de recolher, inventariar, preservar, expor, estudar e divulgar a história do município e tendo a missão de promover cidadania e à educação patrimonial, o prédio foi reformado e ampliado com recursos próprios da Prefeitura Municipal e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo para o funcionamento da Casa de memória de Riacho da Cruz que recebeu o nome do gestor responsável por sua construção: Edimar Diógenes de Paiva.
LINK INSTAGRAM: https://www.instagram.com/casadememoriarc/
Para envio de imagens/vídeos
Autor
JALDESMAR COSTA
Título
CASA DE MEMÓRIA
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.