Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu de Ciências Nucleares
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Avenida Pasteur, 404, Urca
Município
Rio de Janeiro
Estado
Rio de Janeiro
Descrição
A criação do Museu de Ciências da Terra ocorreu em 1907. O prédio, atualmente em obras, está situado no bairro da Urca, a poucos metros do Pão de Açúcar, importante corredor cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro, em um imponente prédio de estilo neoclássico tardio tombado. A gestão administrativa e operacional do Museu de Ciências da Terra é de responsabilidade do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, empresa pública federal do Ministério de Minas e Energia.
Nosso valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados. Nossa biblioteca contém em torno de 100 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências. Há ainda uma linda biblioteca infantil. Nestes espaços desenvolvemos oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e entretenimento para o público.
Nossas coleções resultam do trabalho realizado por várias gerações de profissionais que passaram pelo antigo Serviço Geológico, pelo Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM (atual Agência Nacional de Mineração), pelo projeto Radam-D e mais tarde pelo SGB, proporcionando às novas gerações testemunhos da geologia e da história da vida na Terra. Dessa forma, o museu exerce uma importante função educativa, cultural e de preservação do patrimônio científico junto à sociedade.
Responsável pelo envio
Nome completo
Museu de Ciências da Terra
Telefone para contato
2125460257
mcter@sgb.gov.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
MCTer
Título
Acervo Paleontologia
Observações e considerações adicionais
A origem da coleção de paleontologia do Museu de Ciências da Terra remonta à criação, em 1907, do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. Referência em paleontologia, esse acervo é constituído por exemplares coletados em diversas expedições geológico-paleontológicas feitas pelo país e conta com fósseis de todas as regiões brasileiras. Atualmente, é reconhecida como uma das mais antigas e completas coleções paleontológicas do Brasil.
O acervo de paleontologia constitui-se de cinco principais subcoleções: Paleobotânica, Invertebrados, Peixes, Répteis e Mamíferos. O Setor de Paleontologia é o responsável pela manutenção e divulgação desse acervo e tem fornecido material para monografias, dissertações e teses acadêmicas, além do atendimento a pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo