Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Casa da Memória Raída
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Vinte e Nove de Maio, 917
Município
Bonito
Estado
Mato Grosso do Sul
Descrição
Somos a Casa da Memória Raída, um Ponto de Memória que pulsa no coração de Bonito - MS. Descendentes diretas do fundador de Bonito, desde 2003, mãe e filha abriram as portas de sua própria casa para divulgar conhecimento e acolher com afeto escolas públicas e privadas do município, bem como aquelas vindas de outros cantos do estado e do país. Universidades, a comunidade local e visitantes que buscam o famoso destino ecológico encontram aqui um recanto de história e cultura viva.
Em 2014, nossos passos se firmaram com o registro no IBRAM, e, em 2023, recebemos a honrosa chancela de Ponto de Memória. Por mais de duas décadas, somos guardiãs de um espaço cultural onde o tempo ganha outra dimensão. Nossa casa abriga diversos espaços, como uma pequena biblioteca; uma exposição fotográfica dos antigos moradores, integrada com materiais históricos, e um acervo que preserva a essência das etnias Kadwéu, Terena e Kiniknau, os primeiros moradores dessa terra. Em nossa sala de teatro, poesia e histórias ecoam através do nosso monólogo poético, resgatando a alma da região da Serra da Bodoquena, enquanto documentários projetam memórias orais vivas das nossas terras.
Responsável pelo envio
casadamemoriaraida@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Reverdito produções
Título
Exibição do documentário: "Entre Rios e Histórias, memórias do povo de Bonito"
Observações e considerações adicionais
Este documentário foi realizado em 2003 através da lei de incentivo a cultura do estado de MS, (FIC). Sobre a memória e o tempo, as lembranças dos antigos moradores da região de Bonito, MS e Serra da Bodoquena.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo