Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Casa da Cultura da América Latina (CAL)
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Setor Comercial Sul, Quadra 4, edifício Anápolis - 1º, 2º e 3º andares - Asa Sul
Município
Brasília
Estado
Distrito Federal
Descrição
Faces do Feminino
As visões sobre a natureza do feminino tangenciam múltiplas discussões no contexto contemporâneo. Repousando em conceitos, representações e estereótipos atrelados às funções sociais das mulheres, encontram ecos e vibrações nas mais variadas identificações e subjetividades. Trata-se de ações, gestos, emoções, práticas sociais construídas ao longo da trajetória humana, vinculadas a perspectivas culturais, identitárias, políticas, afetivas e sacras. Há de se contemplar, portanto, um feminino que se apresente multiforme, multifacetado, polissêmico, repleto de nuances e potencialidades.
A história da arte é marcada pela criatividade e sensibilidade de artistas mulheres nas mais diversas linguagens e expressões artísticas. No entanto, a perspectiva transformadora dessas artistas foi ocultada e pouco reconhecida até meados do final do século XIX, quando houve uma abertura e destaque para a produção feminina no meio artístico. No Brasil, destacam-se as visibilidades proporcionadas pela geração modernista, além de diversas manifestações relacionadas aos movimentos artísticos surgidos e potencializados a partir desse grupo, sejam na escultura, pintura, gravura, performances e arte digital.
A Casa da Cultura da América Latina (CAL) da Universidade de Brasília, inaugurada em 1988, busca difundir e promover as manifestações culturais latino-americanas, por meio das artes, do patrimônio e da diversidade intercultural. É uma instituição museal universitária que promove a preservação, pesquisa e divulgação de um acervo de mais de 2.700 obras, dentre adornos, cerâmica, cestarias, esculturas, gravuras, objetos ritualísticos, pinturas e videoarte de artistas e grupos indígenas latino-americanos.
A presente exposição de longa duração busca apresentar visões multifacetadas do feminino e suas interfaces conceituais e estéticas. Tem como base discussões promovidas pelas representações cultivadas nas obras presentes no acervo da CAL. Destaca as produções de artistas mulheres, possibilitando a valorização e a fruição de obras de arte das diversas coleções institucionais. Faces do Feminino convida também a refletirmos sobre a natureza feminina e como se expressa em cada um de nós.
A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira de 8 às 19h na Galeria Acervo da CAL, que se localiza no Setor Comercial Sul, Quadra 4, edifício Anápolis.
Responsável pelo envio
Nome completo
Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB)
Telefone para contato
(61)3107-7998
cal@unb.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Priscila Almeida Andrade e Raniel Fernandes (Curadoria)
Título
Exposição Faces do Feminino
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo