Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Cidade da Música da Bahia
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Praça Maria Felipa, N º19
Município
Salvador
Estado
Bahia
Descrição
Berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos, Salvador tem na música uma de suas principais manifestações culturais. E pela primeira vez, em seus 472 anos de história, a capital passa a contar com um espaço de celebração e de conhecimento dessa expressão artística com a implantação da Cidade da Música da Bahia, novo museu instalado pela Prefeitura de Salvador no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, no bairro do Comércio.
Situado em uma localização estratégica e de fácil acesso – próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, dois conhecidos cartões portais soteropolitanos -, o imóvel foi completamente recuperado pela Prefeitura e apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos. Além disso, também será um centro cultural de produção de novas linguagens musicais, com aparelhamento técnico e estúdios para promover novos movimentos.
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Cidade da Música da Bahia possui 1.914,76 m² de área construída e quatro pavimentos, cuja imersão dos visitantes é proporcionada através da mais moderna tecnologia utilizada atualmente. O piso térreo conta com hall de entrada, recepção/bilheteria, salão de estar, café, loja, biblioteca, midiateca, centro de pesquisa, área de infraestrutura do centro cultural, secretaria, depósito, copa e área de funcionários. A partir daí, a viagem ao universo sonoro da capital baiana é monitorada através do smartphone do visitante, a partir do sistema da Cidade da Música que pode ser acessado através de QR Code e mediante preenchimento do cadastro. Atualmente a Cidade da Música da Bahia é administrada pela empresa VIA PRESS, empresa licitada que desenvolve uma atuação no espaço desde 2021 e que possui como foco a democratização do espaço e fomento a cultura nos equipamentos culturais públicos.
No registro enviado, temos o Mediador Percussionista Gabriel desenvolvem sua oficina de percussão em nosso estúdio de percussão.
Responsável pelo envio
Nome completo
Geancarlos Nascimento Barbosa
Telefone para contato
71997430011
supervisaogeral@viapress.com.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
VIA PRESS
Título
A percussão é a Vida!
Observações e considerações adicionais
Mediador Percussionista Gabriel realizando sua oficina de percussão para o público do equipamento.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo