Documento
-
https://forum.museus.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/9732/21748/1811648494516007_IMG_0306.mov1811648494516007_IMG_0306Baixar
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Antônio Reginaldo Geiss/ Casarão Pau Preto
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto
Município
Indaiatuba
Estado
São Paulo
Descrição
O Museu Antônio Reginaldo Geiss/ Casarão Pau Preto encontra-se instalado no Casarão Pau Preto, construído no início do século XIX e é um bem tombado pela Municipalidade. O Museu iniciou suas atividades em 1983, quando o Casarão Pau Preto foi declarado de utilidade pública. Desde então, recolhe objetos significativos à história de Indaiatuba e, neste amplo contexto, constituiu-se um acervo eclético que representa várias histórias indaiatubanas do século XX. O Museu abriga um acervo diversificado de aproximadamente 15 mil peças, sendo 60% de cédulas 30% de selos postais que compreendem vários países e 10% por cento equivale a 1500 peças tridimensionais de artefatos indígenas, equipamentos de trabalho, cotidiano, comunicação, objetos artísticos e históricos, estes últimos relacionados à sociedade de Indaiatuba e do interior de São Paulo que contemplam uma grande diversidade de público composto por idosos, crianças, portadores de necessidades especiais e interessados em geral. Desde de 2021 também se encontra em pleno funcionamento no Casarão o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo com oficinas musicais. E além disso, em 2024 foi inaugurada no Bosque do casarão "A Galeria à Céu Aberto" com imagens de importância turística e histórica do município confeccionadas com materiais recicláveis por artistas da Secretaria Municipal de Cultura.
Responsável pelo envio
Nome completo
Thais Svicero
Telefone para contato
(19) 38166961
cultura@indaiatuba.sp.gov.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Cristian Psedks, Doug Treze, Roberto Barbosa e Rodrigo Stavarengo
Título
"A Cidade em Colagens Urbanas" - Museu Ferroviário de Indaiatuba/Locomotiva D.Pedro
Observações e considerações adicionais
No dia 23 de maio de 2024 a Prefeitura de Indaiatuba inauguro a Galeria a Céu Aberto no Casarão Pau Preto com a exposição “A Cidade em Colagens Urbanas” que visa registrar pontos históricos e turísticos de Indaiatuba, por meio de princípios de sustentabilidade, reaproveitando materiais recicláveis. As obras expostas foram realizadas pelos artistas da Secretaria de Cultura. A primeira coletânea de obras foi formada por mosaicos concebidos através da técnica de colagem em cinco painéis sustentáveis que contam com cerca de 15 mil tampinhas cada. Foram utilizadas aproximadamente 75 mil tampinhas plásticas de garrafas pet e outros frascos recicláveis, através de uma campanha realizada com as crianças da rede municipal de ensino.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo