Documento
-
https://forum.museus.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/9732/21516/1811646216495682_IMG_0024.mov1811646216495682_IMG_0024Baixar
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Antônio Reginado Geiss - Casarão Pau Preto
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto
Município
Indaiatuba
Estado
São Paulo
Descrição
O Museu Antônio Reginaldo Geiss está instalado no Casarão Pau Preto, construído no inicio do século XIX utilizando a técnica de taipa e é um bem tombado pela municipalidade. O Museu iniciou suas atividades em 1983, quando o Casarão Pau Preto foi declarado de utilidade pública. Desde então, recolhe objetos significativos à história de Indaiatuba e, neste amplo contexto, constituiu-se um acervo eclético que representa várias histórias indaiatubanas do século XX.
O Museu abriga um acervo diversificado de aproximadamente 15 mil peças, sendo 60% de cédulas; 30% de selos postais que compreendem vários países e 10% por cento equivale a 1500 peças tridimensionais de artefatos indígenas, equipamentos de trabalho, cotidiano, comunicação, objetos artísticos e históricos, estes últimos relacionados à sociedade de Indaiatuba e do interior de São Paulo que contemplam uma grande diversidade de público composto por idosos, crianças, portadores de necessidades especiais e interessados em geral. No Casarão também pode se encontrar em pleno funcionamento desde 2021, o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo com oficinas musicais para todas as idades. Além disso, uma das Inovações proposta em 2024 é "A Galeria a Céu Aberto" no bosque do Casrão Pau Preto com imagens confeccionadas com materiais reciclados por artistas da Secretaria Municipal de Indaiatuba Indaiatuba nos de bens móveis e imóveis de importância artística, histórica e cultural.
Responsável pelo envio
Nome completo
Thais Svicero
Telefone para contato
(19) 38166961
cultura@indaiatuba.sp.gov.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
“A Cidade em Colagens Urbanas” - Casarão Pau Preto
Título
Cristian Psedks, Doug Treze, Roberto Barbosa e Rodrigo Stavarengo.
Observações e considerações adicionais
No dia 23 de maio a Prefeitura de Indaiatuba inaugurou a Galeria a Céu Aberto no Casarão Pau Preto com a exposição “A Cidade em Colagens Urbanas” que visa registrar pontos históricos e turísticos de Indaiatuba, por meio de princípios de sustentabilidade, reaproveitando materiais recicláveis. As obras expostas foram realizadas pelos artistas da Secretaria de Cultura: Cristian Psedks, Doug Treze, Roberto Barbosa e Rodrigo Stavarengo.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo