Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Virtual Origens
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Avenida Ulisses Guimarães
Município
Salvador
Estado
Bahia
Descrição
www.museuvirtualorigens.com.br
Primeiro Museu Virtual com uso de metaverso
Trabalho colaborativo construído na tese da Dra. Rosângela Accioly, com o grupo de pesquisa baiano REDE-EDUCA, do Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade, UNEB Universidade do Estado da Bahia e os desenvolvedores da VJ suave. O projeto foi elaborado dentro da perspectiva de aquilombamento virtual chamada de WIKMUSEU, significa dizer que ele foi construído a partir da escuta e colaborações de muitas instituições, homens e mulheres pretas e indígenas.
Responsável pelo envio
Nome completo
Rosângela Accioly Lins Correia
Telefone para contato
71992690388
museuvirtualorigens@gmail.com.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Rosângela Accioly Lins Correia, Associação Ilha das Crianças, Olodum, Casa de Maria Felipa, Caboclos de Itaparica e outros co-titulares, os nomes constam no site.
Título
Museu Virtual Origens
Observações e considerações adicionais
Rosângela Accioly Lins Correia doutora em Educação e contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade/ UNEB. Possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade/ Universidade do Estado da Bahia UNEB, graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela UNEB(2009). Tem experiência na área de Educação desde 1995, é professora concursada no município de Lauro de Freitas, atuou como diretora na Divisão de Ações Afirmativas Secretaria Municipal de Educação - Lauro de Freitas, trabalhou como Presidente do grupo de trabalho da campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO, foi titular no Conselho de Promoção da Igualdade Racial no município de Lauro de Freitas, atuando principalmente nos seguintes temas: Alteridade e Educação Pluricultural. Autora do Projeto Akpalô Nossa História projeto finalista do XIII PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ(2012) uma parceria com o projeto Sankofa:Mosaico Redivivo de História(S) da Educação. Ainda com o projeto Akpalô Nossa História em parceria com o projeto Sankofa: Mosaico Redivivo de História(S) da Educação, recebeu o prêmio ORIRERÊ CABEÇAS ILUMINADAS 2012, premiação promovida pelo Centro Cultural Humaitá, Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-Raciais-PR, Conselho Municipal e Estadual de Educação de Curitiba. O Centro Cultural Humaitá dada a relevância do trabalho da autora publicou um guia de proposições metodológicas das leis 10.639.03, e 11.645.08 incluindo o projeto AKPALÔ em uma publicação para todo o estado do Paraná. Recentemente publicou pela editora EDUNEB o livro: AWON OMODÊ AS LINGUAGENS AFRICANO-BRASILEIRAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL e recebeu o Troféu Líder Social na Categoria Pesquisa Acadêmica atividade promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município de Lauro de Freitas, elaborou o Plano Municipal de Educação de Lauro de Freitas na área da Diversidade, atualmente ganhou o Edital de publicação pela EDUNEB que lhe conferiu sua segunda publicação AKPALÔ compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil de Santo Amaro de Ipitanga. Ganhadora do XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã em 2018 com o projeto ÁFRICA AQUI, ACOLÁ. ÁFRICA EM TODO LUGAR! Projeto exposto pelo Instituto de Arte na Escola, na sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra na Suíça, na exposição Versus Exhibition organizada pela OMS Organização Mundial de Saúde. Em 2021 recebeu o prêmio QUEM Qualidade de Ensino na Educação Básica evento organizado pela Semed Secretaria Municipal de Lauro de Freitas - BA. Pela Casa Maria Felipa em 2023 recebeu o título Maria Felipa na Contemporaneidade. Pesquisa doutoral selecionada para o III Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do Alari 2024 - USP Universidade São Paulo e Universidade norte-americana Havard.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo