Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Direita, 35 Centro
Município
Mariana
Estado
Minas Gerais
Descrição
O Museu foi idealizado para prestar homenagem ao escritor e poeta Afonso Henriques da Costa Guimaraens (Ouro Preto, 1870, Mariana, 1921), um dos principais autores simbolistas do Brasil, conhecido como Alphonsus de Guimaraens. Inaugurado em 1987, o Museu está instalado na casa em que o escritor viveu com a família no período de 1913 a 1921. Localizado no centro histórico de Mariana, o imóvel, recentemente restaurado, apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século XVIII até o início do século XIX, com dois pavimentos e um quintal, por onde se distribuem os espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, de administração e de convivência do Museu.
Responsável pelo envio
Nome completo
Ailton Fernandes
Telefone para contato
31988885119
ailtonfer@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Ailton Fernandes
Título
Sarau literário "Cantando Alphonsus"
Observações e considerações adicionais
O projeto Cantando Alphonsus surgiu em 1984, por iniciativa da Profª. Hebe Maria Rôla Santos, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, e com propósito de incentivar os estudos sobre a obra de Alphonsus de Guimaraens e aproximar o público da poesia simbolista. Em 2001 o evento passou a integrar os trabalhos da Pró-reitoria de Extensão / PROEX-UFOP, e em seguida efetivou parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e com a Academia Infantojuvenil de Ciências Letras e Artes – Academia Marianense de Letras, se tornando evento fixo no calendário de atividades do Museu.
O sarau lítero-musical Cantando Alphonsus é uma ação que norteia e inspira o surgimento de outras ações, como o projeto Alphonsus vai à Escola. O evento ocorre no mês de maio, dentro da programação da Semana Nacional de Museus, e se realiza nas ruas do centro histórico de Mariana. Anualmente participam em média alunos de 15 escolas da rede pública e particulares de Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Catas Altas, além dos grupos artísticos, autoridades locais e da comunidade em geral.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo