Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Ponto de Memória União dos Amigos da Capela dos Aflitos - UNAMCA
Endereço da Instituição ou da iniciativa
RUA DOS AFLITOS, 70 - LIBERDADE
Município
São Paulo
Estado
São Paulo
Descrição
O ponto de memória UNAMCA - UNIÃO DOS AMIGOS DA CAPELA DOS AFLITOS, está localizado no bairro da Liberdade no centro histórico da Capital de São Paulo, contribuindo na zeladoria e restauração do patrimônio histórico da Capela de N. Sra. das Almas dos Aflitos.
Realiza o resgate e manutenção das memórias indígenas e negras do território dos Aflitos, valendo-se das leis 10654/2008 e 10639/2003, promovendo incansavelmente, através de seu educativo, a divulgação da história do Cemitério dos Aflitos (1774 a 1858), Capela dos Aflitos (1779) e de Chaguinhas (1821), mártir e santo popular.
Estende seus braços a causas que trabalhem pela igualdade social e racial e abraça a cultura que tenha ligações com os povos originários e afro-brasileiros.
Responsável pelo envio
Nome completo
ELIZETE CRISTINA DA SILVA ALVES
Telefone para contato
11995438859
amigosdacapela70@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
THIAGO SOUZA
Título
PORTA DO CHAGUINHAS
Observações e considerações adicionais
Foto da "Porta do Chaguinhas", local onde os fiéis, vem realizar o ritual de devoção ao santo popular, que consiste em escrever um pedido ou agradecimento, fazer uma prece, bater três vezes na porta e acender uma vela.
O culto a Chaguinhas se imaterializou através da Lei 18.005/2024 da Deputada Leci Brandão.
Chaguinhas foi um cabo do exército do Primeiro Batalhão de Caçadores de Santos - SP, homem negro, que participou da revolta nativista em 1821. Foi assassinado no Largo da Forca no bairro da Liberdade no centro da capital de São Paulo, após 3 tentativas de enforcamento, numa punição exemplar por parte do Império português.
Conta-se que as velas que foram acesas em sua memória não se apagavam nem com chuva, nem com vento.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo