Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Instituto Nova Amazônia - INÃ
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Pastor Menininho Rei,02, Centro
Município
Bragança
Estado
Pará
Descrição
O Instituto INÃ foi criado em 09.09.2017, a partir da preocupação e incomodo com grande demanda de comunidades em situação de risco e populações tradicionais que não possuem apoio técnico e social para o seu desenvolvimento sustentável, econômico e igualitário. Nossa missão é promover os direitos das populações tradicionais e em situação de exclusão social, baseando-se nos princípios do desenvolvimento sócio ambiental de forma transparente e ética. Priorizamos o desenvolvimento sustentável, econômico e igualitário de comunidades tradicionais e em situação de risco.
INÃ , além de uma sigla, é uma palavra de origem indígena, que significa “Pessoa”. A escolha deste nome reflete a nossa missão institucional de construir uma nova Amazônia pensada a partir de quem aqui vive e conhece de perto o modelo de desenvolvimento sustentável que queremos.
O INÃ tem entre seus objetivos : Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e das populações tradicionais . E estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio da garantia do acesso a gestão de forma democrática e ecologicamente sustentável dos recursos naturais, com a manutenção da diversidade cultural e biológica, para presentes futuras gerações, pautados nos princípios da equidade de gênero e da solidariedade.
Responsável pelo envio
Nome completo
INSTITUTO NOVA AMAZÔNIA-INÃ
Telefone para contato
91988049033
contato@institutoina.org
Para envio de imagens/vídeos
Autor
INSTITUTO NOVA AMAZÔNIA-INÃ
Título
Pescadores Extrativistas
Observações e considerações adicionais
Os pescadores extrativistas são pescadores artesanais que retiram recursos pesqueiros do ambiente natural, em regime de economia familiar ou individual.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo