Documento
-
1811230676545236_PONTO-DE-CULTURA-E-MEMORIA-ASSOCIACAO-GRUPO-CULTURAL-SAMBA-DE-RODA-SAMBA-DE-MARAGOGOBaixar
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Ponto de Cultura e Memória Associação Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó
Endereço da Instituição ou da iniciativa
RUA PONTA DE SOUZA S/n
Município
Maragojipe
Estado
Bahia
Descrição
O Ponto de Cultura e Memória Associação Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó foi criada em 03 de abril 2006, com o objetivo de valorizar a cultura popular e carnavalesca, principalmente suas manifestações populares. A instituição desenvolve diversos projetos de apoio a grupos e artistas locais, através de atividades de cunho educativo, artístico e sócio cultural, com a produção de eventos, valorização das manifestações populares, produção de áudio visual e difusão cultural. Nesse sentido, o grupo tem atuado dentro dessas vertentes com o intuito de perdurar e reafirmar essa tradição tão querida por todos nós.
Responsável pelo envio
Nome completo
PAULO CÉSAR FERNANDES DOS SANTOS
Telefone para contato
75 999780030
pauloresistencia2@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Paulo César Fernandes dos Santos
Título
PONTO DE CULTURA E MÉMORA ANTES E HOJE
Observações e considerações adicionais
O Ponto de Cultura e Memória funciona como se fosse um guarda-chuva, dentro de suas diretrizes além do samba de roda o grupo agrega outras manifestações culturais tais como: o Bumba Meu Boi de Maragojipe, Carnaval dos Mascarados de Maragojipe, Charanga de Maragogipe, entre outras.
⠀
A origem do grupo nasceu a beira do MAR, na comunidade carente de Ponta do Souza, cercada por extensos manguezais onde seus moradores sobrevivem. O GOGÓ é porque o samba era feito no gogó e na palma da mão, naquela época existia pouco instrumentos e as músicas na maioria das vezes eram só na voz e na palma da mão então, essa foi a razão do nome. Entretanto, fizemos uma junção “MARAGOGÓ” ou seja, Samba de Maragogó que ficou assemelhado com o nome da nossa cidade de Maragojipe.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo