Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Espaço Cultural Afro-Bantu
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Graciano Neves, nº 257, CEP: 29015-330
Município
Vitória
Estado
Espírito Santo
Descrição
Ensaio fotográfico em preto e branco (1987)
Responsável pelo envio
Nome completo
Paulo César Fernandes
Telefone para contato
27988254168
ecab.bantus@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Foto: Zé Monteiro
Título
Paulo Fernandes
Observações e considerações adicionais
Paulo Fernandes é bailarino, coreógrafo, pesquisador e Mestre de Saberes Tradicionais dos Povos Bantus, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Atuou e atua em diversas áreas das artes cênicas, desenvolvendo pesquisas sobre a arqueologia do corpo em uma perspectiva afro-contemporânea.
Com 47 (quarenta e sete) anos de carreira, Paulo é um artista multimídia, que conjuga diversas linguagens artísticas (ou seriam científicas?) em seus trabalhos, como cinema, teatro, dança e artes visuais, construindo um encontro muito particular na gestualidade e na estética. Pela crítica francesa, foi reconhecido como um “dançarino das profundezas do simbolismo afro-brasileiro”. Para o Espírito Santo, é um dos nomes de maior importância da dança afro-contemporânea, estando presente de forma pioneira nesta arte e desenvolvendo pesquisas sobre a arqueologia do corpo afro-diaspórico. É fundador da Cia. Enki de Dança e do Espaço Cultural Afro-Bantu – ECAB (reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM), por onde desenvolve projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.
Como pesquisador, entre diversas contribuições, inaugurou o acervo “Memória da Dança” no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), além de receber: Certificado de Notório Saber Cultural pela Prefeitura de Vitória; Declaração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), reconhecendo-o como Mestre de Saberes Tradicionais dos Povos Bantus; Reconhecimento Internacional e Certificado de Artista do Ano 2023 pela Organização Cultural Brasil América Latina (OCBAL); carta de aceite para participação na “II Conferência Freire: construindo a ponte entre educação popular e universidade” organizada pela Universidade Emancipa e a Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC); Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 no segmento Dança; Prêmio Museu Vale Apoia no segmento de culturas populares do estado do Espírito Santo; Prêmio Milson Henriques de Trajetórias Artísticas da Secretaria da Cultura (SECULT) – ES; Título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade FEBRAICA e pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB).
Para mais informações biográficas, acesse o link abaixo:
https://pt.everybodywiki.com/Paulo_Fernandes
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo