Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Espaço Cultural Afro-Bantu
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Rua Graciano Neves, nº 257, CEP: 29015-330
Município
Vitória
Estado
Espírito Santo
Descrição
Laura Felizardo
Matriarca da cultura Bantu no Espírito Santo, Laura Felizardo é uma das personalidades mais lembradas do congo capixaba. Em pesquisas feitas pelo filho de Dona Laura, o bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes, foi o avô de dela, Colodino Felizardo, um dos que trouxe os ritmos do congo da África para o Estado, implantando a cultura na comunidade Morro do Feijão, em João Neiva. Com uma infância difícil devido à falta de oportunidade para negros e negras, Laura trabalhou como empregada doméstica desde muito cedo. Após criar o filho, ela largou o trabalho pesado e foi incentivada por ele a atuar na cultura do Espírito Santo, não apenas através do congo, mas também no teatro. Nos últimos anos, Laura residiu no Centro de Vitória e recebeu diversas homenagens nas Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa e instituições acadêmicas. Conhecida por caminhar pelo Centro de Vitória, sempre ao lado do filho e usando tecidos africanos, Dona Laura morreu em junho de 2020, aos 92 anos. A imagem dela, porém, continua presente em artes e homenagens de artistas pelas ruas da Capital. Além dessas artes já presentes pelo Centro, também estou elaborando um monumento com a imagem dela. A ideia é valorizar não apenas a minha mãe, mas tantas outras mulheres negras capixabas que enfrentam preconceitos, direitos negados e precisaram comandar uma família - na maioria das vezes, sozinhas. É um reconhecimento que dá visibilidade histórica e cultural, proporcionando conhecimento, consciência e autoestima, explicou Paulo.
Responsável pelo envio
Nome completo
Paulo César Fernandes
Telefone para contato
27988254168
ecab.bantus@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Foto: Nana Jalles
Título
Laura Felizardo
Observações e considerações adicionais
Link de referência: https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/as-historias-escritas-por-negros-no-es-no-brasil-e-no-mundo-1120
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo