Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Av Santos Dumont, 100, Coroa do Meio
Município
Aracaju
Estado
Sergipe
Descrição
O Memorial de Sergipe, idealizado pelo reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1998 com o objetivo de preservar a memória sergipana, especialmente no que diz respeito às suas manifestações histórico-culturais. Reinaugurado em outubro de 2023, o espaço se consolidou como uma importante fonte de informação sobre o Estado, oferecendo uma imersão completa na rica herança cultural de Sergipe.
O Memorial abriga um vasto acervo que inclui peças, documentos, fósseis, fotos históricas e coleções particulares de artistas renomados e outras personalidades. Visite-nos!
Responsável pelo envio
Nome completo
Ingridy Barbosa
Telefone para contato
79981081866
atendimento@memorialdesergipe.com.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Jandson Vieira dos Anjos
Título
Rosa Faria
Observações e considerações adicionais
Rosa Moreira Faria nasceu na cidade de Capela, no dia 28 de abril de 1917, filha do artista João Guimarães Faria (João da Luz, como era conhecido) e de Dona Arminda Moreira Faria. A coleção Rosa Faria, adquirida em 1997, é o fio condutor para a exposição permanente. Como fonte, a artista desenhou os núcleos com “o pincel do tempo”. Da imaginação, com o poder da criação, Rosa Faria produziu imagens da sua vivência e de regiões de Sergipe, arte que configura justaposição entre o físico e o onírico.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo