Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Olívio Otto
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Avenida Flores da Cunha, 1246, Centro
Município
Carazinho
Estado
Rio Grande do Sul
Descrição
O Museu Olívio Otto, localizado na cidade de Carazinho, RS, é uma instituição dedicada à preservação e disseminação do conhecimento, estruturado em dois núcleos principais: o Núcleo de História e Cultura e o Núcleo de Ciências Naturais. Além desses núcleos, o museu conta com os setores de Salvaguarda e Conservação do Acervo, bem como com o setor de Extensão e Ação Educativa, que desenvolvem ações voltadas para a preservação e difusão do patrimônio cultural e científico.
A missão do Museu Olívio Otto é reunir, documentar, pesquisar, conservar e divulgar seu acervo, com objetivos educativos, sociais, culturais e de lazer. A instituição valoriza sua vocação temática voltada para a história local, atuando sob a premissa de ser um museu acessível e inclusivo, comprometido com a democratização do saber e a promoção do patrimônio cultural para o público em geral.
Responsável pelo envio
Nome completo
Museu Olívio Otto
Telefone para contato
54 33312699
museu.smec@carazinho.rs.gov.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Cláudio Damião Braun
Título
Orgulho de ser ponto de memória
Observações e considerações adicionais
O Museu Olívio Otto, fundado a partir de uma coleção particular iniciada por Olívio Otto em 1957, teve origem após o falecimento de seu filho, Antônio Carlos Otto, em um acidente de avião. A coleção inicial, composta por pertences do filho, expandiu-se para incluir objetos representativos da história política, econômica, social e de ciências naturais da região. Em 1972, com cerca de 6 mil peças, o acervo foi institucionalizado pela prefeitura de Carazinho, recebendo o nome de Museu Regional do Planalto.
Em 1978, o museu foi renomeado para Museu Municipal Pedro Vargas, em homenagem a um dos fundadores da cidade, e em 1995, passou a se chamar Museu Regional Olívio Otto, em reconhecimento ao trabalho de seu idealizador, após seu falecimento em 1991. No século XXI, o museu passou por um processo de modernização, com a implementação de um projeto de gestão e qualificação iniciado em 2007, culminando na reinauguração em 2008, em uma nova sede, de acordo com as diretrizes do Novo Estatuto dos Museus.
Atualmente, vinculado ao Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, o Museu Olívio Otto abriga mais de 20 mil peças e está organizado em dois núcleos: o Núcleo de História e Cultura e o Núcleo de Ciências Naturais, além de contar com setores de Salvaguarda e Conservação do Acervo e de Extensão e Ação Educativa.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo