Memória do
Fórum Nacional de Museus
O Plano Nacional Setorial de Museus – PNSM é resultado de um importante esforço de mobilização e articulação do setor museal, desenvolvido conjuntamente com a construção do Plano Nacional de Cultura – PNC.
Sua trajetória se inicia no 1º Fórum Nacional de Museus – FNM, em 2004, quando representantes do campo museal, à luz do tema “A Imaginação Museal: os caminhos da democracia”, estabeleceram as diretrizes para a Política Nacional de Museus – PNM e para o Sistema Brasileiro de Museus – SBM.
No 2º e 3º FNM, em 2006 e 2008, com os temas “O futuro se constrói hoje” e “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, a participação do setor museal se amplia. A reflexão sobre a PNM se aprofunda e começa um processo de integração ao PNC. No 3º FNM foi proposta a inclusão de diretrizes específicas do setor museal no caderno Plano Nacional de Cultura – Diretrizes Gerais, que passam a compor o documento, publicado em 2008.
Após a revisão do PNC começa a preparação da II Conferência Nacional de Cultura – CNC. Como parte desse processo foi realizada, em 2010, a Pré-Conferência de Museus e Memórias, com a participação de representantes dos 26 estados, a fim de subsidiar a elaboração de um plano setorial do setor museal. O 4º FNM, com o tema ‘Direito à Memória, Direito a Museus’, em 2010, consolida este esforço de construção de uma agenda política para o setor museal.
Neste ano, enfrentamos a tarefa de construir o PNSM 2025/35, com o compromisso de uma participação retomada e revigorada. Várias reflexões foram feitas a partir da iniciativa inédita de construção do primeiro plano e de acompanhar seu desenvolvimento. O Instituto Brasileiro de Museus procurou incorporar estas reflexões neste novo desafio e deseja compartilhá-las e discuti-las com o todo o setor museal.
Ler mais +