Início › Espaço de Participação Virtual para contribuições no Plano Nacional Setorial de Museus 2025/35 › Eixo 1 – Democratização, participação social e institucionalização do campo museal › Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada
- This topic has 3 replies, 4 voices, and was last updated 22 de outubro de 2024 | 09:47 by reconexoes MA.
Viewing 3 reply threads
-
AuthorPosts
-
-
11 de abril de 2024 at 15:18 #450Instituto Brasileiro de Museus::Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada com os entes da federação e de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura.
O Sistema Brasileiro de Museus –Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada com os entes da federação e de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura.
O Sistema Brasileiro de Museus – SBM é uma rede organizada de órgãos e entidades do setor museal estruturada com o objetivo de facilitar o diálogo e a gestão integrada. Além do papel de desenvolvimento e articulação entre os participantes, constitui local privilegiado para a construção de agendas comuns, iniciativas de natureza política e de ações de advocacy, que beneficiam o setor em seu conjunto. Seu fortalecimento passa, principalmente, pela participação e gestão compartilhada dos entes da federação e dos sistemas estaduais e municipais de museus visando o estabelecimento do pacto federativo. A Diretriz se aplica a todos os participantes do setor museal, das três esferas de governo.- This topic was modified 8 meses, 3 semanas ago by Instituto Brasileiro de Museus.
-
3 de julho de 2024 at 11:51 #10087Reconexoes PernambucoO grupo sugere a ampliação dos sujeitos coletivos da gestão compartilhada do SBM contemplando as instituições da sociedade civil, através da inserção do termo no texto da diretriz, bem como aO grupo sugere a ampliação dos sujeitos coletivos da gestão compartilhada do SBM contemplando as instituições da sociedade civil, através da inserção do termo no texto da diretriz, bem como a inserção da paridade entre entes públicos e da sociedade civil no conselho gestor do SBM. O grupo sugere a inserção do termo “gestão compartilhada” no glossário.
Sugestão de inserções textuais:
Diretriz 1. Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada e paritária com os entes da federação e instituições da sociedade civil e de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura.
- This reply was modified 6 meses ago by Reconexoes Pernambuco.
- This reply was modified 5 meses, 4 semanas ago by Instituto Brasileiro de Museus.
-
21 de julho de 2024 at 18:56 #10236sororidadeConsiderando a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, Paris, 20 de outubro de 2005, da ONU/Unesco, garantir a representação de gênero, raça, juventudConsiderando a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, Paris, 20 de outubro de 2005, da ONU/Unesco, garantir a representação de gênero, raça, juventude, etnia, LGBTQIA+ em cada colegiado que compõe os Sistemas.
-
22 de outubro de 2024 at 09:47 #34109reconexoes MAO trecho “gestão compartilhada com os entes da federação” gerou dúvidas quanto à abrangência, pois entende-se que os entes da federação são apenas as 3 esferas representadas por: União,O trecho “gestão compartilhada com os entes da federação” gerou dúvidas quanto à abrangência, pois entende-se que os entes da federação são apenas as 3 esferas representadas por: União, Estado e Município. Assim, transparece que atingiria somente instituições públicas, ficando de fora os demais grupos, como instituições privadas e sociedade civil. Foi sugerido que fique claro e por escrito sobre as responsabilidades e papel de cada ente da federação na descrição da diretriz ou em outro documento norteador.
Fortalecer o Sistema Brasileiro de Museus em gestão compartilhada com os entes da federação, incluindo entidades privadas e sociedade civil, de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura.
-
-
AuthorPosts
Viewing 3 reply threads
- Você precisa se inscrever na plataforma para participar