Documento
-
https://forum.museus.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/9732/23017/1811656717959852_Orgulho-de-Ser-Fortalezas.mpg1811656717959852_Orgulho-de-Ser-FortalezasBaixar
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Universidade Federal de Santa Catarina
Município
Florianópolis
Estado
Santa Catarina
Descrição
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC. Conhecida anteriormente com o nome de Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, a CFISC recebeu a atual denominação em maio de 2016.
As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.
Responsável pelo envio
Nome completo
Maria Clara Sebben
Telefone para contato
48996586798
mayeswb@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Maria Clara Sebben
Título
Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
Observações e considerações adicionais
Após um período de abandono e ruínas, as fortalezas foram restauradas sob a coordenação UFSC nas décadas de 1980 e 1990, em conjunto com o IPHAN e outras entidades parceiras. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está sob a gestão da UFSC desde 1979 e foi aberta à visitação pública em 1984. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela universidade desde essa data.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo