Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu do Festival de Cinema de Gramado - Palácio do Kikito
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Avenida Borges de Medeiros 2659
Município
Gramado
Estado
Rio Grande do Sul
Descrição
O Museu do Festival de Cinema de Gramado - Palácio do Kikito é uma concessão pública, estabelecida pela Prefeitura de Gramado e a empresa Gramado Parks, mantenedora do espaço. Em 2022 foi reformulado, ganhando novo conteúdo, expografia e arquitetura. Com mais de 70 televisores e 180 minutos de conteúdo audiovisual, trata-se de um espaço interativo, imersivo e de experiência. O Museu tem como pilares o acesso democrático à cultura, fomento da sétima arte, salvaguarda e exposição de diversos itens relacionados às mais de cinquenta edições do maior Festival de Cinema do Brasil.
Responsável pelo envio
Nome completo
Helen Espinosa
Telefone para contato
51982065130
helen.espinosa@gramadoparks.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Acervo do Museu do Festival de Cinema de Gramado - Palácio do Kikito
Título
Ação de cinema com os indígenas
Observações e considerações adicionais
Em 15 de junho de 2023, as comunidades indígenas de Canela vivenciaram um evento cinematográfico histórico em Gramado, na serra gaúcha. A parceria entre o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube proporcionou uma exibição especial para cerca de 160 indígenas.
O Palácio dos Festivais foi o cenário desse encontro, onde o filme "Para’Í" foi escolhido por sua temática indígena, promovendo identificação com o público. A exibição foi ainda mais enriquecida com pipocas, criando uma experiência envolvente.
A presença de aproximadamente 160 indígenas, abrangendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang, celebrou a diversidade cultural e permitiu uma rica troca de experiências. Essa iniciativa marca um avanço na inclusão e diversidade cultural na região, parte do programa educativo do Museu, que busca ampliar o acesso ao cinema para comunidades tradicionais e estimular produções que reflitam suas realidades.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo