Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Ilé Asé Omi Larè Ìyá Sagbá
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Av. Automóvel Clube, Rua Projetada 13, Lote 36, Quadra 10, Bosque do Ipê - Jardim Barro Branco
Município
Duque de Caxias
Estado
Rio de Janeiro
Descrição
A comunidade tradicional de terreiro de candomblé Ilè Asé Omí Larè Ìyá Sagbá, situada no município de Duque de Caxias/RJ, foi fundada em 14 de janeiro de 2006, pelo Babalorixá Daniel ti Yemonjá. Recebeu a titulação de Ponto de Memória pelo IBRAM em 2023. Tendo destaque pela sua atuação na preservação e promoção das culturas de matrizes africanas. Enquanto povos tradicionais, seus integrantes seguem os ensinamentos ancestrais transmitidos ao longo de gerações, mantendo vivas práticas, rituais e saberes. Desempenhando um papel fundamental na preservação da cultura e na promoção do respeito às religiões de matriz africana. Realiza festas públicas de candomblé, que compartilham e celebram as tradições religiosas afro-brasileiras.
A comunidade tradicional de terreiro de candomblé também se dedica à produção de estudos acadêmicos sobre as tradições de matriz africana. Promove eventos culturais públicos e gratuitos, como o Encontro das Culturas de Asé (desde 2017), e a Festa de Yemonjá de Paraty (desde 2011).
As fotos enviadas a seguir foram registradas pelas crianças e jovens da comunidade em uma oficina de fotografia e audiovisual, que resultou em uma exposição e um documentário.
Responsável pelo envio
Nome completo
José Washington de Alcântara Filho
Telefone para contato
(21)99191-7086
josewalcantara@gmail.com
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá
Título
Fotografia do Barracão
Observações e considerações adicionais
Fotografia do espaço do museu Ilé Asé Omi Laré Ìyá Sagbá, registrada pelas crianças e jovens da comunidade a partir de uma oficina de fotografia ministrada pelo fotógrafo João Arierep.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo