Espaços Culturais

Encravada no centro histórico de Fortaleza, a obra do cearense Luiz Severiano Ribeiro restaurada e administrada pelo Governo do Estado do Ceará, segue como marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade. Guarda em sua clássica arquitetura e na vocação para a cultura e entretenimento parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará.

Visitas guiadas e shows de teatro, música e dança, em sala de espetáculos tombada, com estilo Art Nouveau.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM e se constitui como um espaço de acesso aos livros, à informação, às artes, à cultura e ao conhecimento.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM), que tem como diretriz o acesso e a democratização no campo das artes, das culturas e dos Direitos Humanos.

O Complexo Cultural Estação das Artes abriga os seguintes equipamentos, que estão sendo implantados gradualmente: o Mercado AlimentaCE, o Centro de Design, a Pinacoteca do Ceará e o Museu Ferroviário, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Eles integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ressurge ampliado e equipado para sua missão. Tem a tarefa de informar e educar disponibilizando mensagens artísticas e sociais para o seu público, construindo processos mais democráticos e colocando um ponto de interrogação nas estruturas conservadoras.