O Plano Nacional Setorial de Museus consolida a agenda política do setor museal, isto é, reúne um conjunto de objetivos e prioridades, construído de modo participativo e legitimado pelo campo. Do ponto de vista do planejamento dos órgãos e entidades do setor, o Plano estabelece os objetivos estratégicos que o setor deseja alcançar. Estes objetivos estratégicos, representados pelas Diretrizes do PNSM, subsidiam o processo de planejamento dos diversos órgãos e entidades participantes do setor museal.
Construção do Plano
O Plano Nacional Setorial de Museus é resultado de uma série de medidas iniciadas pela Política Nacional de Museus em 2003. Sua próxima edição pretende discutir medidas para investimentos e ações no campo dos museus para o período de 2025 a 2035.
Sua construção decorre de contribuições de quatro frentes:
- De discussões realizadas durante a IV Conferência Nacional da Cultura (IV CNC);
- Das contribuições recebidas por meio dos encontros (re)Conexões promovidos pelo Ibram/MinC nas diferentes regiões do país; e
- De coletivos de diferentes segmentos do campo dos museus e da memória e de instituições de ensino e pesquisa reunidos de forma autogestionada; e
- De manifestações individuais da sociedade civil, como agentes, profissionais, pesquisadores, estudantes e gestores do campo dos museus e da memória.
O 8º Fórum Nacional de Museus será mais uma etapa para dar voz aos agentes do setor museal na construção do PNSM 2025/35, quando as propostas poderão ser debatidas presencialmente e deliberadas em Plenária com todos os participantes. Abaixo, saiba mais sobre as propostas dos eixos e diretrizes que estão em discussão.
Leia mais +Eixos de Discussão
Identidade, patrimônio cultural musealizado, memória e educação
Garantir a reparação histórica nas ações dos órgãos e entidades do setor museal.
Apoiar a criação e a qualificação de pontos de memória.
Fortalecer a Política Nacional de Educação Museal – PNEM.
Estimular a inclusão da educação museal nos currículos escolares.
Identificar, mapear, implantar e reconhecer espaços de difusão da memória.
Fomentar a formação de profissionais de museus e da educação museal, de forma continuada.
Fomento, sustentabilidade e economia dos museus
Fortalecer o campo dos museus na Política Nacional Aldir Blanc.
Desenvolver e fortalecer estratégias de fomento aos espaços de memória e às instituições representativas na salvaguarda e preservação dos patrimônios culturais musealizados.
Criar a Política Nacional para Acervos Digitais dos Museus e dos Pontos de Memória.
Considerar e incorporar o Fator Amazônico nas ações dos órgãos e entidades do setor museal.
Como contribuir
O envio de propostas de Diretrizes para o PNSM 2025/35 se dará por meio de ambiente virtual disponibilizado pelo Ibram/MinC, contemplando tanto proposições de natureza coletiva como individual.
O período de recebimento de propostas será de 6 de maio a 10 de julho de 2024.
O envio de propostas no ambiente virtual deverá observar os seguintes parâmetros:
- Cada participante (individual ou representante de coletivos) poderá enviar até duas propostas de diretrizes por Eixo estruturante;
- A redação de cada diretriz deverá ter o máximo de 300 caracteres com espaçamentos; e
- No caso de envio de mais de duas propostas no mesmo Eixo estruturante por um mesmo participante, serão consideradas as duas últimas enviadas.
Em caráter excepcional, de modo a contemplar casos particulares com restrições no acesso à internet ou informatização de modo geral, poderão ser enviadas propostas por outros meios, que serão inseridas posteriormente no ambiente virtual para fins de padronização, organização e registro.