Eleição do comitê consultivo
O que é o programa pontos de memória?
O Programa Pontos de Memória (do Instituto Brasileiro de Museus) reúne um conjunto de ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museais protagonizados e desenvolvidos por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira.
Qual é o papel do Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória?
O Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória é a instância colegiada, de caráter permanente e consultivo, responsável pela promoção de debates e proposição de ações, estratégias e diretrizes, com vistas ao fortalecimento de políticas públicas no campo da museologia social.
Como funcionarão as eleições?
1
Caberá aos Pontos de Memória certificados pelo Ibram designar representantes para se candidatarem ao Comitê. Cada Ponto de Memória poderá indicar apenas 1 (um) candidato para 1 (uma) única vaga. As candidaturas deverão ser apresentadas em chapas, cada uma composta por um titular e um suplente. Titulares e suplentes das chapas devem ser representantes de Pontos de Memória diferentes.
2
Após formadas as chapas, é preciso que cada um dos integrantes cadastre sua candidatura através dos links disponíveis abaixo, indicando a que chapa pertence, enquanto titular ou suplente. A validade das candidaturas será avaliada por uma Comissão Eleitoral.
3
Após o período de validação das candidaturas, a lista de chapas habilitadas será divulgada nesta página; em seguida, será disponibilizado o cadastro para eleitores. Para evitar disparidades, cada Ponto de Memória certificado pelo Ibram poderá indicar apenas um representante para o exercício do voto.
4
A eleição será realizada de forma virtual. É importante lembrar que o voto deverá ser feito por um representante do ponto de memória formalmente indicado.
Posteriormente, cada ponto de memória poderá votar em até 2 (duas) chapas, sendo 1 (um) voto para representação regional e 1 (um) voto para representação de redes de pontos de memória.
5
Serão considerados eleitos:
a) A chapa concorrente às vagas de representação regional com o maior número de votos em cada região;
b) A chapa concorrente às vagas de representação de redes de Pontos de Memória com o maior número de votos no total geral.
Cadastre-se como Candidato
Se você é representante de um Ponto de Memória certificado pelo Ibram e foi indicado para candidatura, cadastre-se como titular ou suplente para compor uma chapa na eleição aqui.
Cadastre-se como Eleitor
Se você é representante de um Ponto de Memória certificado pelo Ibram, cadastre-se para contribuir com seu voto para as representações regionais e para representação de redes de Pontos de Memória.
Chapas Concorrendo
Se você ainda não votou e deseja conferir quais candidatos estão concorrendo às eleições, acesse aqui as chapas já cadastradas para eleição.
Acesse a Votação
Se você já votou e deseja conferir os resultados parciais das votações, confira aqui os resultados.
dúvidas
Caso tenha restado alguma dúvida a respeito do processo eleitoral, dos objetivos do comitê ou a respeito dos pontos de memória, entre em contato através do email: pontosdememoria@museus.gov.br.