Documento
Identificação da instituição
Nome do Museu/ Ponto de Memória/ Iniciativa de Memória
Museu Casa de Portinari
Endereço da Instituição ou da iniciativa
Praça Candido Portinari 298 - Centro
Município
Brodowski
Estado
São Paulo
Descrição
Museu Casa de Portinari
Brodowski/SP
Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu
Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e
Indústria Criativas do Estado de São Paulo, representa a forte ligação
do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local
onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se
aprofundou na técnica ao passar dos anos.
Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e
em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto
tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de
dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, o
imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São
Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat
(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e
Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista,
do município e do Estado, o Museu foi instalado e inaugurado em 14
de março de 1970. O complexo é constituído de uma casa principal e
anexos que foram construídos em sucessivas ampliações. A
simplicidade típica do interior é a maior característica do Museu.
O acervo artístico do Museu Casa de Portinari constitui-se,
principalmente, de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural,
ou seja, as pinturas, nas técnicas de afresco e têmpera, têm como
suporte as paredes da casa. A temática é predominantemente sacra,
exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo
também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva
e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos
os momentos de sua carreira.
O Museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e
utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com
suas funções originais e outros foram adaptados para salas de
exposições. No conjunto, destacam-se o ateliê com os objetos de
trabalho do artista e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para
sua avó que, por estar doente, já não podia ir à igreja para assistir à
missa e orar.
A Casa de Portinari, além de residência do pintor em sua terra
natal, sempre foi o refúgio sagrado para onde Portinari ia em busca
de inspiração. Em casa, Candinho renovava suas forças. O céu
estrelado das noites de Brodowski, o chão de terra roxa, os cafezais e
as paisagens repletas de tons e nuances, inspiravam a sua
inconfundível paleta. Ali o artista era livre e sua imaginação podia
voar como as pipas eternizadas em suas telas.
Atualmente, por meio do Serviço de Ação Educativa e Cultural, o
Museu Casa de Portinari desenvolve projetos específicos para
diversos públicos. O local também oferece uma programação
permanente repleta de atividades, como “Férias no Museu”, “Oficinas
Andantes”, “Semana de Museus”, “Domingo com Arte”, “Semana de
Portinari”, “É Gostoso Ser Criança no Museu”, “Primavera dos
Museus” e “Consciência Negra”, entre outras.
À disposição do público, há também uma sala de pesquisa com
vasto material sobre o artista, entre livros, revistas, catálogos,
reportagens e artigos jornalísticos do Brasil e do exterior. O Museu
também é acessível para pessoas com deficiência, tendo materiais
em braile, alto relevo, maquetes e áudio-guias, para os deficientes
visuais, além de DVD em libras, para deficientes auditivos, e rampas
para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou
cadeirantes, entre outros.
A gestão do Museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação
Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de
Cultura, em parceria com o Governo do Estado.
O patrono
Filho de uma família humilde de imigrantes italianos, Candido
Portinari nasceu em 1903, numa fazenda de café de Brodowski onde
seu pai trabalhava na colheita. O cenário rural do interior permeou a
obra do pintor, que ficou conhecido por retratar as agruras do homem
brasileiro, com especial ênfase ao universo do café.
Com 15 anos, Portinari mudou-se para o Rio de Janeiro para
aprofundar seu aprendizado em pintura. Conquistou o Prêmio de
Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, em 1928,
e, em 1935, a segunda menção honrosa na exposição internacional
do Carnegie Institute de Pittsburgo, nos Estados Unidos. Com a tela
“Tiradentes”, recebeu, em 1950, a medalha de ouro do Prêmio
Internacional da Paz. Cinco anos depois foi premiado como melhor
pintor do ano com a medalha de ouro concedida pelo International
Fine-Arts Council, de Nova Iorque (EUA).
Ao longo de sua carreira, Portinari realizou pelo menos 5 mil
obras artísticas entre afrescos, pinturas em óleo e desenhos. Algumas
das mais famosas são os quadros “Café”, exposto no Museu Nacional
de Belas Artes (Rio de Janeiro), “O Lavrador de Café” e “Os
Retirantes”, ambas no Museu de Arte de São Paulo (Masp), e os
painéis “Guerra” e “Paz”, doados para a ONU (Organização das
Nações Unidas), em Nova Iorque (EUA).
Candido Portinari morreu em 1962, intoxicado pelas próprias
tintas.
SERVIÇO:
Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: gratuita (ingresso voluntário)
Telefone: (16) 3664-4284 e (16) 99142-7172
E-mail: contato@museucasadeportinari.org.br
Site: www.museucasadeportinari.org.br
Facebook: www.facebook.com/museucasadeportinari
Instagram: instagram.com/museucasadeportinari
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Responsável pelo envio
Nome completo
Matheus Cardozo Maia
Telefone para contato
(16) 99142-7172
gerencia@museucasadeportinari.org.br
Para envio de imagens/vídeos
Autor
Museu Casa de Portinari
Título
Orgulho de ser a Casa de Candido Portinari
Observações e considerações adicionais
Gratos pela oportunidade de mostrar uma parte do legado de Candido Portinari.
Autorizo a utilização das imagens contidas no vídeo/fotografia identificada acima, para produção não comercial de peças audiovisuais, gráficas e demais ações de divulgação e difusão, a serem desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, desde que devidamente identificada a presente fonte.
Li e concordo