II Encontro Nacional de Educação Museal – EMUSE
O II Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE) acontecerá no âmbito do 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza (CE). O objetivo do II EMUSE é apresentar o processo participativo de construção da minuta da nova portaria da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).
Para isso, o evento contará com duas mesas temáticas. A primeira, intitulada “A PEM-Brasil e a revisão da PNEM”, vai apresentar a Pesquisa Nacional de Educação Museal e o seu papel na fundamentação da revisão da PNEM.
Por sua vez, a segunda mesa vai abordar o tema “Construção Participativa da nova PNEM”. Nesse sentido, será apresentado como a sociedade civil participou da revisão da Política Nacional de Educação Museal. Além disso, será divulgada a consulta pública online sobre a minuta da nova portaria da PNEM.
MESA 1: A PEM-Brasil e a revisão da PNEM
Fernanda Castro é Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (2023-), foi diretora substituta e chefe da Divisão Técnica do Museu Histórico Nacional (2022). Licenciada e Bacharel em História, especialista em Ensino de História e Cultura da África e do Negro no Brasil, mestre e doutora em Educação e mestre em Museologia, foi coordenadora do Comitê para Ação Educativa e Cultural do Conselho Internacional de Museus no Brasil (2021-2022).
Marielle Costa é coordenadora da Coordenação de Museologia Social e Educação (COMUSE | DPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus, área responsável pelas ações referentes à Política Nacional de Educação Museal e pela plataforma de difusão de conhecimento Saber Museu, pelas ações de museologia social do Ibram, incluído o Programa Pontos de Memória, e pela assistência aos setores educativos dos museus geridos pelo Ibram. Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Museal do Museu Forte Defensor Perpétuo.
Daniele Canedo é professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. É pesquisadora e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) desde 2015, tendo coordenado pesquisas nacionais sobre o campo da cultura, como a Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros (PEMBrasil) e a Pesquisa Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc. Atualmente reside na Bélgica, como professora visitante da Vrije Universiteit Brussel, como bolsista CNPq.
Fernanda Cristina de Morais é historiadora pós-graduada em Docência no Ensino Superior, desde 2009 trabalha na intersecção da educação formal e museal desenvolvendo projetos nas áreas de cultura e museus. Foi Coordenadora do Educativo da Fundação Energia e Saneamento. Atualmente é Coordenadora do Museu da Energia de São Paulo e conselheira do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento. Integra os comitês gestores da Rede Temática de Museus de Ciência e Tecnologia e da Rede de Educadores em Museus de São Paulo (REM SP).
Mediadora: Fátima Vasconcelos é professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa LUDICE (Ludicidade, Discurso e Identidades nas Práticas Educativas – www.ludice.ufc.br) de 2004 a 2019. Dedica-se aos Estudos da linguagem no enfoque discursivo e nos estudos culturais e deocoloniais voltados para a problemática das Relações étnico-raciais e políticas de ação afirmativa.
MESA 2: Participação social na construção da nova PNEM
Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida (mediadora) é técnica (História) e, atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de Educação Patrimonial e Formação do Departamento de Articulação, Fomento e Educação – DAFE (Iphan). É mestre e doutora em História Social (USP) com pesquisas sobre História da África durante o final do século XIX e início do XX.
Nágila Gonçalves Lima é artista visual e arte-educadora, graduada em Licenciatura Artes Visuais pelo (IFCE) e atualmente cursa MBA em Gestão de Museus e Inovação pela ABGC, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e Expomus. Com experiência em projetos de educação em museus, atua com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação museal. É Conselheira Estadual de Cultura do Ceará, representando assento rede de museus. Atuou como ponto focal do GT de análise na Comissão Nacional de Revisão da PNEM.
Andreia Becker é especialista em Arte Educação é bacharel em Comunicação Social, é ouvidora e coordena o Memorial e os programas educativos da Câmara de Vereadores de Camaquã, RS. Integrante do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil (REM-BR), da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul (REM-RS) e do Colegiado Setorial Museus do Rio Grande do Sul.
Ana Carolina Gelmini de Faria é museóloga, com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial, mestre e doutora em Educação. É diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/ FABICO/ UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS).